Trabalhos em Sala

CIRCUITO ANIMADO
" O homem não é completo senão quando joga(Schiller)

A brincadeira transmite à criança o amor pela ordem, o amor pelos números, pelas figuras geométricas, pelo ritmo, pelas cores.
O jogo educativo tem duas funções: Lúdica e Educativa
  • Função Lúdica, na qual as crianças encontram o prazer ao jogar;
  • Função Educativa, através da qual o jogo ensina algumas coisas, ajuda a desenvolver o conhecimento da criança e a sua apreensão do mundo;
A brincadeira, para  se auxiliar da aprendizagem, precisa conciliar de função lúdica e educativa, sabendo que o fato de brincar não anula totalmente a função educativa, nem esta se deve converter na única razão de utilizar o jogo na escola.
Para fazer um planejamento, uma seleção de brincadeiras que serão realizadas, quatro critérios devem ser levados em conta:
  • 1º o valor experimental do jogo;
  • 2º o valor da estruturação;
  • 3º o valor da relação com os outros e com o meio ambiente;
  • 4º o valor lúdico;
O circuito a seguir foi planejado para crianças de 3 a 6 anos.

1ª brincadeira: Direito Esquerdo
Material: cartolina
Procedimentos: o aluno deverá saltar com o pé que foi indicado no cartaz com a inicial de Direito ou Esquerdo até que termine o percurso.
Objetivo: aprende a diferenciar qual é o lado Direito e qual é o lado Esquerdo, proporciona também ao aluno o controle do equilíbrio.

2ª Brincadeira: Leva e Trás
Material: 2 vasilhas, 4 bolinhas coloridas
Procedimento: O aluno deverá pegar uma bola na vasilha cheia e leva-la ate a outra que esta vazia, termina a brincadeira quando as bolas estiverem todas na outra vasilha.
Objetivo:  Equilíbrio, noção de espaço.

3ª Brincadeira: Desvio
Material: 4 garrafas com areia, 4 cabo de vassoura.
Procedimento: O aluno devera fazer um ziguezague entre os “cones” feitos de garrafa.
Objetivo: coordenação motora, habilidade.

4ª Brincadeira: Memória
Material: um jogo de memória para crianças
Procedimento: O aluno ao escolher uma figura ira virar e procurar o seu par, caso não encontre vire-as novamente na posição inicial e escolha outra carta, termina a brincadeira quando todos os pares forem descobertos.
Objetivo: Trabalhar o raciocínio do aluno, enriquecer o vocabulário, desenvolver a memoria.

5ª Brincadeira: Organize as palavras
Material: letras feitas de cartolina
Procedimentos: O aluno devera reorganizar as palavras que estão embaralhadas e separadas em silabas.
Objetivo: Trabalhar o raciocínio do aluno, enriquecer o vocabulário, desenvolver a memoria.

6ª Brincadeira: Suba e desça
Material: cadeiras e barbante
Procedimentos: O aluno devera passar por cima do primeiro barbante, na segunda devera passar por baixo e assim sucessivamente, sempre uma subindo e a outra descendo.
Objetivo: trabalhar o equilíbrio

O circuito pode ser feito por velocidade de alunos individual ou por grupos, caso seja feito por grupos, um aluno devera fazer todo o percurso para a próxima da equipe fazê-lo também, vence a equipe que percorrer o percurso em menos tempo.

A criança aprende brincando
POR: 
Priscila de Souza
Priscila Alves
João Paulo
Anderson 
Maria do Socorro