20 de agosto de 2011

AVALIAÇÃO FÍSICA E PERIODIZAÇÃO TREINAMENTO


Hoje para a prescrição e organização de um programa de exercícios físicos é indispensável que o praticante seja submetido a uma bateria de testes onde serão coletados dados e informações cruciais para garantir a segurança e o sucesso do programa de treinamento proposto.

A Avaliação Física em geral é composta por uma anamnese, composição corporal, teste de flexibilidade, teste de força abdominal e de braços, somatotipo, análise postural, avaliação nutricional, VO²Máximo, limiar anaeróbico, avaliação psicológica e social. Estas duas últimas são essenciais para que um programa de treinamento tenha pleno sucesso, porque nos dão acesso aos hábitos e à personalidade da pessoa.

Estes testes buscam basicamente identificar o estado morfofuncional iniciais do praticante de Atividades Física, norteando assim o educador físico na preparação e escolha dos exercícios que deverão estar presentes nos ciclos de treino, Uma avaliação feita de forma criteriosa é aquela em que se utilizam critérios e protocolos bem selecionados e adequados ao publico que se deseja atingir, fornecendo dados quantitativos e qualitativos que indique, através de análises e comparações, a real situação em que se encontra o avaliado.

A Avaliação Física é, portanto o ponto de partida para iniciarmos um programa de treinamento, mas é importante salientar que a mesma deve ser retomada de tempos em tempos para verificarmos a evolução do aluno e as necessidades de reprogramação das atividades propostas.

A.C. RÔMULO

Nenhum comentário:

Postar um comentário